CALIGRAFIA

CALIGRAFIA

EVENTOS_A técnica de transformar letras e nomes em arte

Todo grande evento começa pelo convite. É ele quem vai predizer como será a festa. É ele quem dá a primeira impressão aos convidados e os deixam na expectativa sobre o que virá no grande dia! E para tornar essa primeira impressão ainda mais deslumbrante, nada como ver grafado seu nome em letras bem desenhadas, harmoniosas e delicadas.

Relegada há um tempo, a caligrafia voltou a ser lembrada como item fundamental para a beleza do evento, sendo uma grande aliada para a sua identidade visual. A arte de escrever manualmente, com simetria, requinte e delicadeza, torna um casamento, um Quinze Anos ou um batizado, um evento único. Hoje, o desenho da letra presente no convite e em outros itens da festa faz parte da decoração e complementa com chave de ouro todo o conjunto do evento.

No mercado há 18 anos, a calígrafa Solange De Cesare sabe bem disso. Formada em Publicidade, Sol é autodidata e aprendeu sozinha a transformar letras e nomes em verdadeiras obras de arte. Aliando criatividade, disciplina e organização, Sol recorre à técnica do bico-de-pena. A calígrafa já desenvolveu 30 tipos de letras diferentes, e está sempre estudando novas formas de nominar um sonho!

“É preciso muita disciplina e organização para atender cada cliente da forma como precisam, cumprindo sempre os prazos e as datas de entrega”, diz Solange, que há apenas um ano em João Pessoa cativa cada vez mais suas clientes, colecionando elogios pela sensibilidade, dedicação e cuidados que imprime, ou melhor, que desenha a cada convite.

Criativa e antenada, Sol desenvolve cores que harmonizam-se com o convite e a identidade visual do evento. Considerada uma tradição sofisticada, o processo manuscrito significa exclusividade e delicadeza, e mostra a cada convidado a sua importância e singularidade por meio de traços, letras e desenhos.

Convite by Denise Lins com caligrafia de Solange De Cesare 

ACRÓPOLIS MAGAZINE_Há quanto tempo você está no mercado da caligrafia?

SOL_Trabalho com caligrafia há quase 18 anos. Para ser mais precisa, foram aproximadamente 14 anos trabalhando com caligrafia em São Paulo, 2 anos na Itália, onde morei por algum tempo, e há 1 ano trabalhando aqui em João Pessoa.

AM_Como surgiu a ideia de utilizar a caligrafia como profissão?

SOL_Foi em uma conversa informal com uma grande amiga minha, que na época fazia Caligrafia. Sou formada em Publicidade com especialização em Desenho e Pintura, e tinha me desligado da empresa em que trabalhava. Naquela época, eu queria trabalhar por conta própria. Achei a ideia de minha amiga muito interessante, pois o horário era mais maleável, podia trabalhar em casa e meus clientes eram pessoas muito felizes pelo próprio momento que estavam vivendo. Sou autodidata, aprendi a caligrafar sozinha e em questão de meses já tinha uma clientela fiel, seja para casamentos como para eventos corporativos.

AM_Qual o seu maior diferencial?

SOL_Acredito que são três: criatividade, disciplina e organização. Eu adoro desenvolver letras novas, faço aproximadamente 30 tipos de letras diferentes (entre manuscritas, modernas e góticas) tudo em bico-de-pena. Mas além do treino constante e de criar letras novas, sou especialista em cores, tento sempre chegar ao tom mais próximo possível da cor usada no convite. E é preciso também muita disciplina e organização para atender cada cliente da forma como precisam, cumprindo sempre os prazos e as datas de entrega.

AM_Qual a diferença da caligrafia usual para a caligrafia em bico de pena, que é a sua especialidade?

SOL_O bico-de-pena é a maneira mais tradicional de caligrafar, pois ele proporciona uma beleza e uma leveza impares. O bico-de-pena permite que eu desenhe cada letra, com traçados finos e grossos, e até um pequeno alto-relevo. Os arabescos e enfeites das letras ficam mais bonitos e delicados. É como se o convite ganhasse vida e faz uma grande diferença estética.

AM_Onde você busca inspiração ou referência para criar uma caligrafia diferenciada para cada evento?

SOL_A minha inspiração vem dos próprios convites. As gráficas especializadas estão sempre inovando e trazendo novidades e tendências diferentes. Há 15 anos, a maioria dos convites era em papel branco e as letras em preto. Hoje, vemos convites de todos os tipos para todos os gostos: papeis em várias cores, vários tipos de letras manuscritas e estilizadas (que são mais modernas), variação de cores de impressão, adereços como laços, lacres, ponteiras. E eu sou muito criativa e antenada, adoro desenvolver letras novas e por isso procuro sempre estar informada sobre os lançamentos e acompanhando as mudanças.

AM_A caligrafia não é usada apenas nos convites. Ela pode estar também em tags, plaquinhas, doces finos…

SOL_Normalmente eu só trabalho em papéis, por conta do material que uso (tintas e bico-de-pena). A maioria do meu trabalho é com convites impressos de festas sociais (casamentos, 15 anos, aniversários, bodas, formaturas). Mas pode também ser usada em tags, card-replacement (marcadores de lugar à mesa), cardápios e livros de presença. Quando trabalhava em São Paulo, fazia muitos trabalhos para empresas, como eventos corporativos, lançamentos, inaugurações, entrega de diplomas e certificados de cursos e faculdades. O único serviço que não faço é a aplicação de caligrafia em doces finos, pois são materiais muito diferentes.

AM_Qual a importância da caligrafia para a beleza do evento?

SOL_Uma caligrafia que harmonize com letra e cor igual à do convite, mostra a atenção aos detalhes por parte de quem está convidando com tudo o que se relaciona ao evento. E olha que organizar uma festa envolve muitos, mas muitos detalhes mesmo. A caligrafia é um destes detalhes, na verdade é um pequeno detalhe, mas de uma importância imensa, pois é o primeiro contato dos convidados com o seu evento, e vai mostrar todos os cuidados com os preparativos da festa.

AM_Porque contratar um serviço de caligrafia?

SOL_Porque um convite é o cartão de visitas do evento. Um convite bonito e bem feito com uma caligrafia harmoniosa é o primeiro contato do convidado com o tom da festa. É o convite bem caligrafado que faz o convidado dizer aquele “ohhhhh” e pensar em como vai ser o evento. E é isso o que quem convida quer transmitir: esta vai ser uma festa inesquecível, única, impecável!


Sol Caligrafia
Cel: (83) 99194-6589
Instagram: /sol_caligrafia_miniaturas
Facebook: /solcaligrafia